Banquete de lutas

Todos os dias do aflito são maus; mas o coração contente tem um banquete contínuo. (Salomão)

A longa distância entre a alegria constante e um coração aflito, se mostra nesse verso. Aliás, os provérbios bíblicos em geral soa um paradoxo de ações, adjetivos e fatos da vida. Os provérbios salomônicos de fato são provérbios de vida. Ela enumera pontos positivos e negativos do viver. Parece que Salomão viu todo o filme da vida se passar. Pro-Ver-Bios. Ver antecipadamente a vida bios (deixo claro que essa é uma teatralização de palavra minha, não o conceito semântico dela).

Quem lê esse belo e inspirado livro da Bíblia, se depara com questões simples do cotidiando nosso. Quando leio, as vezes fico sorrindo de mim, como que um espelho refletindo as minhas ações frente a minha existência, corrigindo-me e alertando-me. Assim é todo aquele que se deixa guiar pela maestria de ensino desse livro.

Alegria descrita aqui, é alegria de viver a Vida. Não a vida com v minúsculo. Mas a Vida oriunda da fonte. Da própria Vida que é o Cristo. Surge então as perguntas: E as aflições dos dias maus? E as tribulações que a nós advem? As dificuldades do trabalho? As pertubações do mau que rondam a nós ? E os atritos familiares?… É impossível estarmos com o coração em alegria quando isso é uma realidade palpável…É essa afirmação lógica, não é?…

Porém, como então enfrentamos tais coisas? De que forma percebemos e discernimos as aflições que são chegadas à nossa casa? Como reagimos?…O apóstolo Tiago nos faz lembrar: “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações“. Ora, essa é a motivação que ele nos instiga a ter. O passar por muitas provas, deve gerar em nós motivos de “contínuo banquete” no coração!

Parece fantasioso, impossível na prática, contudo a aflição sempre produzirá algo benéfico a nós. O resultado de passarmos por esse “fogo” da vida é que “sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma”

Agora entendo o porquê o Sábio Salomão entendia que o coração alegre é banquete contínuo…

Veja a forma que você ver as lutas da vida! Que reação dela demanda de ti…

Com Alegria

Mário Celso


2 respostas para “Banquete de lutas

  • Pastoragente

    Graça e paz!Andando pelos Blogs cristãos vim conhecer o seu e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.Já estou te seguindo e aos poucos venho conhecer mais os seus textos.Será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com, que é um blog que conta da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora: eu – rsrs.Fique na paz. Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: