O Cristo Desconhecido na Multidão















E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão”. João 5.13

Fico a pensar na amplidão do Amor de Jesus aos fracos, doentes e inválidos. Me ponho também a analisar na humildade de Cristo a realizar milagres, sem nenhuma necessidade de propaganda religiosa feito pelos os discípulos, nem uma merchandising de curas e milagres. Os atos miraculosos de Jesus, se dão na maioria das vezes fora do alcance dos olhos de curiosos, na calada das multidões, fora do andor do povo.

Esse episódio de João 5 é mais uma das maravilhas feitas in secret, no desconhecido papel de alguém que só traz o bem sem fazer propaganda de atos. Ora, na porta das ovelhas jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos esperando uma movimentação angelical no tanque chamado Betesda, que no hebraico, significa “casa da misericórdia” . Segundo tradição local um anjo movia as águas curadoras de toda sorte de males. Esse verso não encontra no original, mas Tertuliano, um dos pais da igreja(145-220 dc) aponta para essa tradição.
Tradição ou não, o problema que se criara foi uma superstição religiosa do local de sorte que multidões estavam ali esperando por tal milagre. A situação semelhante hoje, donde multidões de pessoas sedentas e doentes estão esperando por um milagre de cunho evangelístico ainda que de forma supersticiosa e rasteira…
Mas o evangelista João faz menção de um homem que sofrera de uma enfermidade por 38 anos, e que não havia ninguém no lugar para levá-lo até o local. Além de existirem pessoas ávidas por suas curas, existem também pessoas que não se importavam com a dor daquele moço…

Porém Jesus se interessa por aquele homem, e o vê deitado e de que sabia de todo o seu histórico, mas mesmo assim faz a pergunta divina mais envolvente: “Queres ser curado?”…O homem parece não entender a pergunta e responde falando da sua impotência…Jesus não estava interessado naquela lamúria..O interesse dele era o bem para o homem…E logo diz “Levanta-te, toma o teu leito e anda”
Quando o homem entendeu a mensagem mesmo não sabendo quem era Jesus, se levanta e recebe a cura…O mais surpreendente disso é que o homem não sabia quem era Jesus…Não revelou ali nenhum tipo de fé, não sabia talvez nada de genealogia a ponto de entender a linhagem messiânica do Cristo, não havia nada de teologia na concepção daquele homem simples, que só atendeu uma ordem simples de se levantar e andar e ser curado. A cura daquele moço se resulta da imensa MISERICÓRDIA de Deus…Da profunda humildade do Cristo, O Emanoel…

Agora entra os observadores da lei sabática, ao denotar a cura do homem e este levando o seu leito, e faz a pergunta-acareação do ato…Ele simplesmente diz “foi um homem” e eles bradam perguntando “Quem é este homem?”… Para aquele homem o importante não era saber “quem era o homem”, mas sim que “um homem” me curou…pois ele de fato não sabia quem o era…

Pode até mesmo não concerbermos esse fato, porém Deus cura a quem quer sem se importar se alguém o conhece ou não…Ainda que alguém diga que foi o “padin ciço” que curou…(risos)

A soberania a Ele pertence, o controle de todas as coisas está em suas mãos…Ele não trocaria poderes a nenhum deus…Ele é Deus! A glória é e sempre será dEle…

Portanto não questione as invariáveis formas de operação de Deus em favor do homem…

Com Amor,

Mário Celso



Uma resposta para “O Cristo Desconhecido na Multidão

  • Ricardo Mamedes

    Olá Mario Celso, Realmente Deus age das maneiras que lhe aprazem, sem olhar para os 'escrúpulos' humanos. Os homens é que querem se investir de poderes que não são deles. Ocorre que um dia toda a verdade será revelada e os falsos profetas, falsos curadores e demais fariseus serão manifestos.Em Cristo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: