Desafios e Verdadeiros Milagres


Leia Atos 19
Paulo estava na sua terceira viagem missionária. Na cidade de Éfeso, ele tem uma porção de pessoas para cuidar, ensinar e pastorear. Até existiam por ali alguns discípulos que somente ouviram falar na rudimentar mensagem de João.
A graça de Deus na vida de Paulo, ornamentada com os dons espirituais, faz-se abundar na vida de todos que o rodeavam. O primeiro desafio, foi de caráter carismático. Havia portanto uma ignorância a respeito dos dons. Desafio vencido!
O segundo desafio portanto, era de origem teológica, pois Paulo infiltra-se em sinagoga judaica ali instalada, e “ousadamente falava por três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus” . Desafio perdido (em parte) pois alguns de forma arbitrária endureceram o coração e falavam mal do Caminho (termo usado pelos opositores do evangelho pregado pelos cristãos primitivos), outros porém continuam a ouvir Paulo em Escola de Tirano(uma sala de aula alugada, onde os cristãos se reuniram para estudar a Palavra).
O objetivo ali era preparar homens para a obra de evangelização. Nasceram frutos poderosos. Epafras começa ali, conservo e discípulo de Paulo. Dessa escola surgiram a Carta aos Efésios e a de Colossenses. Portas fechadas na Sinagoga (lugar de culto religioso), porta aberta em escola(lugar secular) para proclamação do Evangelho para todos da Ásia.
O terceiro desafio, de natureza exorcista. Defronta-se com homens judeus, filhos de sumo-sacerdote, na vã tentativa de exorcizar alguns possessos. O interessante do fato é que Paulo está neutro nessa história toda. Os demônios reconhecem Paulo, desconhecem os homens e os subjugam numa total vergonha. Desafio vencido! O próprio mundo espiritual testifica do poder na vida de Paulo.
Essa luta espiritual resultou em conversões, e prevalecimento do Nome do Senhor, bem como crescimento da Sua Palavra.
Diante de tudo isso, Deus, pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários. Milagres acontecem quando desafios são vencidos, o pragmatismo é quebrado, a religiosidade cessa, discernimentos espirituais emanam, fluidez do Espírito é manifestada, vidas se arrependem “confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras” , o Evangelho é disseminado com ousadia e acima de tudo “a Palavra do Senhor que crescia e prevalecia poderosamente”, toma espaço no coração e na vida de muita gente naquele lugar.

No Evangelho “Milagres extraordinários” é isso. Qualquer show de milagres em escala industrial, fora do escopo da Mensagem do Evangelho, constitui-se em modismos e criatividades de cunho humano apenas para seduzir pessoas.
Este é o meu pensamento acerca de milagres.
Com Amor,
Mário Celso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: